Lannes São Pedro

Voltar

Integridade, transparência e a responsabilidade social da sua empresa

O conceito de integridade nos traz a ideia de: qualidade de alguém ou algo de conduta reta, pessoa de honra, ética, educada; o que é íntegro, é justo e perfeito, é puro de alma e de espírito.

Ao analisarmos o conceito acima, vemos que um dos significados de integridade é a qualidade de algo. Ao vislumbrarmos isso, podemos passar a pensar na qualidade de um objeto, de uma coisa e por que não de uma empresa?

Pois bem, está na hora de pensarmos a integridade do negócio, da empresa! Como está a reputação da empresa? Entendem que possuímos a qualidade da correção, da justiça, da sustentabilidade, do bem social? As características acima referidas, nos dias de hoje, estão se tornando imprescindíveis para os negócios, estão se tornando imprescindíveis para o progresso e sucesso da empresa.

A forma íntegra com que tratamos os colaboradores, os terceiros, as pessoas com as quais contratamos, com a sociedade em geral agrega valor na imagem e no produto. A visão que se deve ter é que ter uma empresa correta, fazer o que a lei permite, colaborar com o meio ambiente, buscar a sustentabilidade só traz benefícios para o negócio.

A integridade dentro da empresa, seja ela de qual porte for está se tornando uma exigência de mercado. A busca pelo correto está mudando a forma de contratar colaboradores, exigir posturas, contratar terceiros, entabular contratos, ou seja, está presente no dia-a-dia do empresário que pensa no todo.

Tal situação realmente passa a preocupar as empresas com a publicação em agosto/2013 e vigência em 29/janeiro/2014 da Lei Anti-Corrupção, lei nº 12.846. Esta lei veio para inovar no Brasil o sistema de punição de empresas que agem de forma desleal, que praticam atos de corrupção através de seus agentes.

Bem verdade que a lei veio tardiamente,  mas com ela passamos a ter a previsão e efetiva responsabilização das empresas e dos empresários, ou seja, a lei veio para separar o joio do trigo. Em função dessa nova forma de responsabilização é que se torna necessário pensar na integridade da empresa, dos colaboradores, dos gestores, dos contratos, etc..

Ainda, pensar num programa de integridade para sua empresa passou a ter mais relevância na medida em que, uma eventual punição prevista na lei acima mencionada, pode ser reduzida com a existência do mesmo e comprometimento de todos.

O programa de integridade passa a ser então ferramenta indispensável para agregar valor ao seu produto ou serviço e, ainda, pode lhe trazer atenuantes em caso de descumprimento da lei. Pense nisso! Agregue valor e faça o correto, sua empresa, seus colaboradores e parceiros lhe acompanharão neste novo modelo, faça e comprove!

#compliance

 

Categorias